Qual o melhor tipo de luminária para cada ambiente?

Descubra como dar dicas aos seus clientes sobre onde instalar suas luminárias personalizadas.
Para encontrar o melhor tipo de luminária para cada ambiente, você precisa levar em consideração: seu estilo de decoração, o tamanho do espaço, a composição dos móveis e a altura do teto.
Além disso, é preciso observar o quanto de luz natural o ambiente já tem. Dessa forma, você consegue ter uma ideia melhor do quanto de iluminação extra precisa.
Por fim, considere também qual será a finalidade da iluminação. Por exemplo, enquanto pendentes podem iluminar refeições à mesa, luzes indiretas no quarto podem criar um clima de descanso.
Cozinha
Caso o teto da cozinha tenha rebaixamento de gesso, a iluminação embutida pode ser uma boa alternativa. Da mesma forma, as luminárias nos móveis, como embaixo dos armários aéreos ou na bancada da pia.
Caso o teto não tenha gesso, você pode optar por luminárias de sobrepor (como as de LED ou os spots), além dos plafons decorativos.
Outra dica são os spots de trilho, que funcionam em qualquer teto e dão um toque mais moderno. Além disso, como as luzes são direcionáveis, podem iluminar diferentes partes simultaneamente, como pia e mesa.
Na cozinha, é aconselhável ter mais de um ponto de iluminação. Assim, caso você tenha uma cozinha aberta à sala de jantar, os pendentes também podem ser bem funcionais e decorativos.
Sala
Ao contrário das cozinhas, para a iluminação das salas são indicados tons quentes. Afinal, proporcionam o clima aconchegante e intimista que esse ambiente deve ter. Pelo mesmo motivo, luzes indiretas e difusas são muito bem-vindas. Dessa forma, vale apostar em abajures, luminárias de chão e arandelas decorativas.
Se sua sala for maior, spots de trilho também podem iluminá-la de forma mais homogênea. Como podemos ver, nesse antes e depois, eles fazem toda diferença!
Quarto
A iluminação do quarto deve ser ainda mais harmônica e relaxante. Assim, diferentes fontes de luz branda e indireta podem deixá-lo mais aconchegante e intimista. Ao lado da cama, você pode acomodar um abajur ou uma luminária de mesa. Afinal, são luzes mais difusas e que facilitam o descanso ou a leitura de noite, por exemplo.
Se seu quarto for pequeno, uma alternativa é utilizar pendentes e arandelas decorativas, para ganhar mais espaço na mesa lateral.
Por fim, nos quartos também é interessante utilizar spots para móveis, por exemplo, nos closets e armários. Assim, fica mais fácil escolher o look e se vestir, sem pesar a iluminação do ambiente.
Banheiro
Quem disse que a iluminação para banheiros não pode participar ativamente do projeto de decoração? Pode sim e, inclusive, irá fazer toda a diferença no resultado final! As arandelas são as preferidas, para iluminar regiões de espelhos e pias, já que essas áreas precisam de mais luz frontal.
Além disso, os spots também funcionam bem para criar pontos de luz que favorecem as áreas próximas ao espelho.
Os pendentes também não ficam de fora, especialmente quando se trata de lavabos.
Apostar em um modelo que combine com o estilo da decoração pode encantar qualquer visitante!
Área externa
A iluminação para a área externa deve ser convidativa e relaxante. Afinal, é onde encontros de lazer e momentos de descanso acontecem.
Algumas opções com foco mais decorativo são: pendentes externos, arandelas externas, tartarugas e postes de jardim. Outra sugestão que fica bem charmosa são os cordões de luz para áreas externas.
Para marcar caminhos e áreas de passagem, existem os balizadores, os embutidos de solo e os espetos de solo.
Além disso, para enfatizar objetos decorativos ou plantas, opte por spots. Os refletores podem ser utilizados para a mesma função, ou para segurança.
Por fim, os materiais mais indicados para a área externa são alumínio e plástico, pois resistem melhor às intempéries.